Definir o preço dos seus bens e serviços é uma das coisas mais difíceis que se pode fazer como proprietário de um pequeno negócio.
Aqui estão cinco pontos que todos os pequenos empresários devem saber:
1 – Conheça o seu valor. Pergunte a si mesmo qual o valor dos seus bens e serviços. Como são vistos os seus preços aos olhos dos consumidores?
2- Conheça os seus clientes. Você sabe que os seus produtos e serviços merecem um certo valor, mas tem que considerar o que os seus clientes podem pagar ou estão dispostos a pagar .
3- Conheça os seus custos. Quais são os seus custos irrecuperáveis ? Instalações? Materiais? E quais são os seus custos recuperáveis ? Um empresário inteligente vai saber todas as respostas. Saiba qual o preço de seus produtos ou serviços para que as vendas esperadas cubram os seus custos.
4- Conheça os seus concorrentes. Pesquise para determinar o que os seus concorrentes estão a cobrar por produtos ou serviços semelhantes e de seguida, ajuste os seus preços em conformidade. Se o seu preço for muito acima dos seus concorrentes, tem que possuir algo que o distinga.
5 – Conheça as estações. Quase todos os bens e serviços têm épocas fortes e fracas. É fundamental antecipar mudanças de mercado de modo a construir um modelo de preço, para criar um fluxo constante de receitas.
Reflita sobre estes pontos. Para questões, contacte-nos!