Estratégias para aumentar o tráfego do website

Maximizar o tráfego orgânico deverá ser uma prioridade em qualquer tipo de estratégia digital. Podemos considerar o website como o asset online mais valioso para uma marca ou empresa. É o único item digital ao qual podemos exercer total controlo, seja do seu aspeto como do seu conteúdo. Assim, ao investir neste asset a longo prazo, vamos conseguir resultados constantes e valiosos, essenciais ao nosso negócio.

As agências de marketing digital utilizam variadas formas para obtenção de tráfego, mas as estratégias de optimização para motores de busca continuam a ser das formas mais eficazes e económicas para atingir esse fim.

Como alternativa, as campanhas de publicidade pagas, tais como o serviço Google Ads, permitem obter tráfego de forma imediata e direta. Mas com o custo do CPC em alguns termos a rondar preços elevados por keyword, torna-se um meio não sustentável como estratégia única de obtenção de tráfego, tendo em conta grande parte do plafond ao alcance de micro ou pequenas empresas.  É assim importante usar estes serviço como complemento de qualquer estratégia de SEO e não como estratégia individual. O ponto chave será direcionar os anúncios para as áreas onde o tráfego orgânico simplesmente ainda não existe, ou quando temporariamente se pretende atingir um determinado público alvo com o objetivo de resultados imediatos.

 

Com uma aproximação semântica ao processo de SEO, reduzimos a dependência a longo prazo de campanhas pagas ou outro tipo de estratégias similares, com o objetivo de obtenção de tráfego e aumentamos a qualidade e quantidade do tráfego orgânico (de motores de pesquisa).

 

 

Esta estratégia de optimização deverá foca-se em dois aspectos, no que respeita ao conteúdo e distribuição de informação no website:

  • Compreensão da Intenção de pesquisa e Long Tail Keywords 
    Entender o público-alvo da estratégia e do negócio em questão de forma a percepcionar o intuito com que são feitas as pesquisas. 
    O visitante entra no site para obter informações? Para comprar? Para comparar preços? 
    Estas questões são importantes para posicionar o conteúdo disponível ou direcionar o público para o conteúdo pretendido. Pensar também nos termos e expressões de pesquisa e não nas palavras-chave individuais. 
    Por exemplo "Oficina de Pneus em Moscavide" Vs "Pneus" ou "Oficina"
     
  • Inbound Marketing 
    O Inbound Marketing, de uma forma simplificada, descreve uma metodologia de angariação de clientes através da criação de conteúdo e experiências educativas e com valor acrescentado, desenvolvidas especificamente para o público-alvo em mente. 
    Focar o conteúdo disponível no website, em artigos e landing pages que acrescentem um valor educativo aos processos existentes no negócio, aumentam a probabilidade de partilha, tempo de presença no website, e por sua vez potenciam o posicionamento no motor de busca pois o algoritmo do Google, por exemplo, identifica que o público-alvo considera o mesmo relevante.

 

A pesquisa semântica no Google tenta melhorar os resultados optimizando o seu algoritmo de pesquisa destinado a produzir resultados de pesquisa relevantes para os utilizadores da web, criando regras que definem a intenção de quem pesquisa e o significado contextual dos termos dessa mesma pesquisa.

Assim, de forma geral é importante ter em conta que não basta descrever por tópicos uma lista de serviços ou produtos, é necessário sim acrescentar valor ao conteúdo disponível para que os visitantes voltem ao website e o partilhem se assim o considerarem relevante.

 

 

outros artigos.

out 2021

Como aparecer na página de resultados do Google?

jun 2021

Vantagens de consultoria em Web Analytics

jul 2021

Como começar uma loja online