O poder da tipografia na comunicação

A sua importância passa muitas vezes despercebida, outras vezes é simplesmente designada por “letras”, mas a tipografia na comunicação tem um peso e presença maior do que a maioria das pessoas imagina.

Todos conhecem os logotipos de grandes marcas como a Coca – Cola, Gillette, Disney ou outros. Os seus logotipos não são nada mais que tipografia. Tipografia estudada, discutida, pensada e atualizada ao longo dos anos, por verdadeiros mestres do design e da comunicação. A importância da tipografia nesses logotipos é tanta, que se lhes mudarmos a fonte, o logotipo torna-se irreconhecível.

Trocámos a fonte dos logotipos acima mencionados, para poder demonstrar a diferença no seu impacto visual. É fácil concordar que com a alteração da fonte, os logotipos em questão perdem toda a sua identidade, força e mensagem. Ficam mesmo irreconhecíveis.

 



O estudo e escolha da fonte a utilizar numa marca vão definir muito do negócio em questão. Quer um logotipo que represente um negócio mais contemporâneo? Mais divertido? Mais formal? Mais criativo? A tipografia tem esse poder.

 

Qual seria a reação do recetor do documento? Por melhor que fosse o conteúdo, seria fácil colocar em causa a credibilidade e seriedade do documento.

E se testarmos ao contrário?

 

 

Eu tenho pena da criança. Provavelmente ficaria assustada, confusa ou poderia nem conseguiria ler o conteúdo.

O mesmo acontece com a identidade corporativa. A tipografia vai dar personalidade, corpo e emoção à marca. Tome maior atenção nas escolhas que faz pois é através dessas pequenas escolhas que construímos os pilares da identidade visual de uma marca.

 

Sónia Santos
Modular Studio