Marketing digital: como começar?

Todos já ouviram falar em marketing digital, mas a verdade é que poucos sabem em concreto o que é ou como o trabalhar.
Marketing digital é muito mais que colocar uns post no Facebook ou Instagram.
As vantagens de boas campanhas de marketing digital são muitas.

Quando bem trabalhado e atacado de várias frentes, o marketing digital vai ajudar a sua empresa a crescer e vai dar visibilidade ao seu negócio. No entanto, para que funcione, não pode apostar apenas numa vertente. Websites, redes sociais, adwords, diretórios, blogs, newsletters, analytics, são apenas alguns dos pontos chave.

Com tanta alternativa, por onde devemos começar!?

Ter um site será o seu cartão de visita. Mas não se limite ao “quem somos” e “onde estamos”. Ganhe a confiança do seu potencial cliente, e abra assim portas a novos negócios! Porque não ter uma área de blog, recomendações ou dicas? Ninguém conhece melhor o seu produto / negócio do que você. Demonstre que sabe! Dê-se a conhecer, e dê a conhecer os profissionais que trabalham consigo e o vosso know how.

Crie conteúdo com valor, e vai ser compensado de formas que nem imagina. Utilize o conteúdo criado para distribuir pelas várias plataformas. Imaginemos que escreve um artigo. Utilize esse mesmo artigo postando-o nas várias redes sociais, website, newsletter,…

Seja original. Ninguém tem paciência para levar com vendas o dia todo. As prioridades do seu cliente estão em primeiro lugar, por isso esteja atento às suas necessidades e ofereça-lhe aquilo que ele procura. Vá variando: uma dica, uma notícia, uma curiosidade, uma recomendação, uma promoção, um evento, todas elas são válidas.
Esteja presente em plataformas em que o consumidor tem oportunidade de classificar o seu negócio. Não existe melhor canal que a recomendação. Se tem confiança no seu negócio e nos que trabalham consigo, não tem nada a perder.

Esteja atento às estatísticas. Estude-as e tire conclusões válidas. Só assim vai saber se está a seguir pelo caminho correto! Não alcançou os resultados que previa? Então talvez esteja a fazer algo de maneira errada. Tente e volte a tentar. Não existe fórmula igual para todos pois cada negócio é um negócio. Insista até encontrar “a sua fórmula mágica”.

Pode parecer muita informação, mas como o povo português costuma dizer: “só custa até apanhar o jeito”. E se esta não é de todo a sua área, não tem tempo, jeito, criatividade, ou simplesmente não quer saber, fale com quem sabe e garanta o profissionalismo e resultados que necessita.

 

Sónia Santos
Modular Studio