A melhor cor para o seu logotipo

O logotipo é a primeira apresentação da empresa a um potencial cliente. Quando escolhemos uma cor para representar a nossa marca, devemos ter em consideração o estímulo que queremos produzir no consumidor, pois as cores provocam reações imediatas.

Estas reações e influência das cores são estudadas no design e publicidade. São fundamentais para a composição gráfica, devendo sempre refletir a marca e todos os seus valores.

Cada pessoa tem diferentes reações e emoções, dependendo da sua experiência de vida. No entanto, existem padrões a ter em conta. Ao escolher uma cor precisamos de entender o seu significado psicológico no mundo dos negócios.

Azul – Honestidade, lealdade, responsabilidade e conservadorismo. Sugere uma sensação de tranquilidade. Azul é uma boa cor para um psicólogo ou consultor financeiro. É muito utilizado na área informática. Quando escuro, é ideal para promover um negócio seguro, ambicioso e determinado.

Vermelho – Ação e paixão. Apropriado para empresas de fast food ou negócios que envolvam velocidade e ação. Transmite também raiva, agressão e vingança. Para usar vermelho deve ser uma empresa muito confiante. Vermelho escuro é apropriado para empresas profissionais como advogados ou corretores. Vermelho é também utilizado para atrair compradores compulsivos.

Verde – Equilíbrio, segurança, riqueza e crescimento. O verde é associado a natureza, meio ambiente, compaixão e carinho. Sugere equilíbrio emocional e harmonia. Uma boa opção para empresas de tipo ambiental, jardinagem, golfe, assistentes sociais, conselheiros e trabalhadores da caridade.

Laranja – Ótimista e positivo. É estimulante para os sentidos e uma boa cor para empresas relacionadas com a alimentação, comunicação e interação social, como restaurantes e grupos comunitários. É uma boa escolha para empresas de aventura, ginásios ou negócios de desportivos.

Amarelo – Estimulante para a mente. Relaciona-se com a lógica, mas também é brincalhão e ajuda na tomada de decisão. O amarelo surge com frequência em serviços, cadeias de fast-food, media e marcas que não querem passar despercebidas. Cuidado: muito amarelo pode produzir ansiedade.

Roxo – Imaginação e espiritualidade. Relaciona-se com o futuro, sonhos e fantasia. É uma boa opção para artistas, poetas, e atividades que lidam com o futuro. O roxo cria uma sensação de riqueza, luxo e extravagância, logo é apropriado para empresas que oferecem serviços ou produtos de altíssima qualidade.

Rosa – Carinho. Cor calmante, adequada para empresas com mercado feminino, incluindo cosméticos, moda, salões de beleza, doces e romance. Rosas fortes são muito utilizados em marketing de produtos menos caros, modernos e um mercado adolescente.

Preto – Poderoso, luxuoso e sério. Sugere sofisticação e elegância por um lado, mistério e intimidação por outro. Esta cor tem uma forte presença nos setores de automóveis, bebidas alcoólicas, cosméticos de luxo e produtos masculinos.